terça-feira, 23 de junho de 2009

AVANÇANDO NA PRÁTICA -ATIVIDADE 10

ASSUNTOS QUE MAIS MOBILIZAM:
É essencial que se experimente todo e qualquer tipo de leitura, por isso levei jornais para que cada gurpo de três alunos .Procurar uma reportagem que fosse de seu interesse.É impressionante como eles sinalizam suas dificuldades !!Vários textos , de jornais diversos , mas o tema era quase sempre os mesmos:-FOME, EDUCAÇÃO, DROGAS PESADAS E VIOLÊNCIA INFANTIL .Fizemos a leitura da reportagem escolhida e em seguida propus umas questões a respeito de cada assunto.Ao final dos trabalhos eles teceram um texto dizendo: -"SE EU FOSSE O REDATOR DESSE JORNAL FALARIA SOBRE..."
Estamos programando para a próxima semana uma palestra sobre
um dos assuntos escolhidos.Temos pessoas na Secretaria de Saúde que se disponibilizaram.








quinta-feira, 18 de junho de 2009

REGISTRO DA OFICINA 7 DO TP4

Na última reunião do GESTAR II, fizemos comentários de nossas aplicações ,que têm sido adequadas a cada escola, turma e série.Estou gostando muito do resultado do trabalho, apesar de algumas dificuldades do dia a dia.Esse conhecimento prévio nos torna hábeis para executar trabalhos diversificados e contextualizados.
Temos vivido uma experiência inusitada!!!A adaptação ao EJA foi uma ótima ideia.Este trabalho torna a aula interativa, fazendo com que todos participem e se ajudem. As tarefas de casa já não são massacrantes como antes.Eles têem um certo estranhamento quando encomendamos material diversificado,diferente de tudo que faziam anteriormente.Posso dizer que o aprendizado tem hoje um novo enfoque.A diversidade de entendimento e atuação dos colegas, enriquecem ainda mais nosso trabalho.





ATIVIDADES 13,14 e15 -TP4




TEMA: -cidade
Fiz sensibilização com o nome da nossa cidade.QUATIS-O que temos aqui? Origem do nome quati e descreveram alguns locais da cidade.finalmente definimos o que é cidade com o conhecimento que temos.Em seguida procuramos no dicionário o significado real.
Na aula seguinte apresentei o poema CIDADEZINHA QUALQUER de Carlos Drumond de Andrade.
Iniciamos com várias hipóteses sobre o que estaria sendo abordado pelo escritor.
-qualquer uma, que conhece, que vive, que gostaria de ir, que a sua cidade fosse...
Distribuí o texto, lemos, interpretamos e abri um tempo para que eles manifestassem as impressões sobre o mesmo.

O aspecto mais impressionante do texto na visão dos alunos é ter palavras tão simples, falta de rimas, texto pequeno sem organização conforme concluíram.
-sem rima
-qualquer assunto
-falta de assunto
-igual todo dia
-a palavra qualquer
-a palvra besta como característica -pacata, monótona.

Na primeira estrofe palavras femininas, na segunda as masculinas.
MEU DEUS éinterjeição .
Daí fomos procurar outros poemas com o mesmo tema, e finalmente escrevemos sobre a cicace de nossos sonhos.
A proposta da leitura com eco foi sensacional!!!!Imagina adultos se verem lendo em coro como crianças, pois é, eles incorporaram....

quinta-feira, 4 de junho de 2009

1a. quinta-feira de junho

Estivemos juntas para a oficina apresentada pela tutora ANA LÍGIA .Numa aula de muito entrosamento entre todos os membros , pudemos perceber que, cada uma a seu modo , está conseguindo dar forma ao nosso estudo.Tem sido muito prazeroso trabalhar com este material.
A maneira de encaminhar as atividades feitas por Ana Lígia nos facilita no aprendizado.O material é bom, apenas temos tido dificuldades na reprodução de cópias para tantos alunos.Sou ainda uma aprendiz de informática e isso me faz demorar mais para postar meus trabalhos.Aospoucos estou pegando o fio da meada.A proposta de trabalho é de muito aprendizado.Assistimos ao filme "NARRATIVAS DE JAVE´ e a apresentação dos Gêneros textuais num FLIP SHARP definiu de modo suscinto os estilos dos gêneros narrativos.magda fonseca.

INTERPRETANDO POEMAS -TP4

Para essa atividade,trouxe vários livros de LITERATURA EM MINHA CASA, da biblioteca da escola.Os alunos escolheram um livro, folhearam à vontade.ao final da primeira aula escolheram aquela que seria explorada.
Na aula seguinte a maioria leu em voz alta.Muita dificuldade na leitura.Me aproximei de cada um para apoiar, com isso atingi meu objetivo pois adoraram seus poemas.Tanto que quiseram levar o livro para casa.Com isso aproveitei para pedir que separassem os poemas por tema.A aula transcorreu na maior normalidade com as diversas maneiras de manifestar a leitura, o aprendizado.
Nessa terceira aula eu trouxe o texto LIXO de Augusdto de Campos- oportunidade para abordar sobre o MEIO AMBIENTE já que estamos comemorando este dia.Fiz uma sensibilização com o anúncio S.O.S. MATA ATLÂNTICA -"Que animal deixou esta pegada?" E ao final da interpretação confeccionamos placas sobre conscienmtização ao uso sustentável do MEIO AMBIENTE.Então na aula seguinte trouxe o poema LIXO e os alunos confeccionaram poemas-concretos;Houve de tudo que se pode pensar!!!Uns ótimos ouros muito sem nexo.



Tema:- TRABALHO - TP3

TEXTOS:1-GUERREIRO MENINO-Gonzaguinha
2-Ócio & negócio- Revista Educação
3-O que é DESEMPREGO? Revista Exame
4- O homem tem direito ao lazer Revista EJA
5-Música de trabalho -Legião Urbana
6- Tirinha -URBANO, o aposentado

É uma turma de VII fase de EJA, , jovens e adultos com faixa de idade de 20 40 anos de idade.Alguns voltaram a estudar depois de muito anos.
Após apresentar, ler e interpretar todos os textos, os alunos foram percebendo as diferente modalidades de textos.Definiram trabalho, cada um com sua vivência.Foi um trabalho muito produtivo.Alguns, claro, ainda pensam que trabalho doméstico nçao é trabalho, pois é sua obrigação em casa e não é remunerado.Ao mesmo tempo que pensam que lavar, passar, varrer são trabalhos se feitos em casa de outrem e com remuneraçaõ.Há discriminação quanto ao tipo de rabalho, por exemplo, COVEIRO, COLETOR DE LIXO,.questionam os diversos salários dos pedreiros, marceneiros, garçons.Enfim, principalmente funçoes que mulheres exercem de igual para igual apenas na ação, mas na hora do salário que diferença?!
Acharam interessante saber que há assistentes sociaissó para cuidar do lazer dos funcionários.A palavra ócio, pouco conhecida. o texto trouxe informações e na oportunidade abordei o livro O ÓCIO CRIATIVO de Domenico Di Masi.Trouxe à tona a vida de ilustre dos séculos passados "à toa" era o que pensavam deles, porém trabalhavam apenas com a mente.
Certamente esses alunos agora têm uma nova visão sobre trabalho.No mural colocaram as mais diversas profissões .Fizeram questão de colocar todas as raças e funções de todos os níveis.Ao final dessa tarefa percebi que qualquer leitura , que seja fornecida aos alunos é preciso ser guiada e acompanhada devido à dificuldade de leitura e interpretação.depois que compreendem curtem muito!


DESCRIÇÃO :-Essa mesma turma fez um trabalho oral, a princípio, com as figuras apresentadas.Eram de paisagens , pessoas trabalhando em algo, frutas.Pedi que fossem enumerando palavras ou expressões sobre o que viam.Mostrei que era tudo estático, que descrever é falas sobre o que se vê, não tem ação.Daí em diante forma compreendendo que deveriam observar bem e explorar ao máximo o desenho apresentado.
Nas duas aulas seguintes fomos organizar as frases formando um texto com concordância e coerência.A dificuldade de escrita é grande, mas vejo que através de tanta leitura eles estão se desenvolvendo melhor.Estou gostando desse método de desenvolver os trabalhos.