Tema:- TRABALHO - TP3
TEXTOS:1-GUERREIRO MENINO-Gonzaguinha
2-Ócio & negócio- Revista Educação
3-O que é DESEMPREGO? Revista Exame
4- O homem tem direito ao lazer Revista EJA
5-Música de trabalho -Legião Urbana
6- Tirinha -URBANO, o aposentado
É uma turma de VII fase de EJA, , jovens e adultos com faixa de idade de 20 40 anos de idade.Alguns voltaram a estudar depois de muito anos.
Após apresentar, ler e interpretar todos os textos, os alunos foram percebendo as diferente modalidades de textos.Definiram trabalho, cada um com sua vivência.Foi um trabalho muito produtivo.Alguns, claro, ainda pensam que trabalho doméstico nçao é trabalho, pois é sua obrigação em casa e não é remunerado.Ao mesmo tempo que pensam que lavar, passar, varrer são trabalhos se feitos em casa de outrem e com remuneraçaõ.Há discriminação quanto ao tipo de rabalho, por exemplo, COVEIRO, COLETOR DE LIXO,.questionam os diversos salários dos pedreiros, marceneiros, garçons.Enfim, principalmente funçoes que mulheres exercem de igual para igual apenas na ação, mas na hora do salário que diferença?!
Acharam interessante saber que há assistentes sociaissó para cuidar do lazer dos funcionários.A palavra ócio, pouco conhecida. o texto trouxe informações e na oportunidade abordei o livro O ÓCIO CRIATIVO de Domenico Di Masi.Trouxe à tona a vida de ilustre dos séculos passados "à toa" era o que pensavam deles, porém trabalhavam apenas com a mente.
Certamente esses alunos agora têm uma nova visão sobre trabalho.No mural colocaram as mais diversas profissões .Fizeram questão de colocar todas as raças e funções de todos os níveis.Ao final dessa tarefa percebi que qualquer leitura , que seja fornecida aos alunos é preciso ser guiada e acompanhada devido à dificuldade de leitura e interpretação.depois que compreendem curtem muito!
DESCRIÇÃO :-Essa mesma turma fez um trabalho oral, a princípio, com as figuras apresentadas.Eram de paisagens , pessoas trabalhando em algo, frutas.Pedi que fossem enumerando palavras ou expressões sobre o que viam.Mostrei que era tudo estático, que descrever é falas sobre o que se vê, não tem ação.Daí em diante forma compreendendo que deveriam observar bem e explorar ao máximo o desenho apresentado.
Nas duas aulas seguintes fomos organizar as frases formando um texto com concordância e coerência.A dificuldade de escrita é grande, mas vejo que através de tanta leitura eles estão se desenvolvendo melhor.Estou gostando desse método de desenvolver os trabalhos.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário