quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM
Assuntos de interesse dos alunos:Foram três os assuntos citados pelos alunos.Cada grupo definiu o que queria saber e levei as fontesd de pesquisa.
-*adolescência
*bichos
*saúde
Atividades:-Confeccionar textos a partir do que foi assimilado na pesquisa;
-Painel- Pirâmide da alimentação
-Painel com a pirâmide para ficar no refeitório
-Textos para leitura -Receitas, Comida (Titãs)
-Ilustração
DURAÇÃO -8 AULAS
AVALIAÇÃO -CONCEITUAL, PROCEDIMENTAL E ATITUDINAL.
*******************
Preparei diversas oficinas de leitura para serem trabalhados com as turmas de 5ª a 8ª séries.turmas de EJA e 3ª e 4ª séries do ciclo básico.
Durante as atividades foram necessárias intervenções para tirar dúvidas a respeito da escrita assim os alunos vão aprendendo a fazer as concordâncias, a conjugação dos verbos e acentuação.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
REDAÇÕES DO GESTAR
Nesse início de bimestre fiz um projeto que foi sugerido pela Secretaria de educação, cujo tema é:Educação na diversidade.Organizei as turmas , pusemos em prática os conhecimentos adquiridos durante o bimestre anterior.De V a VIII fase a grande maioria atingui os objetivos.As três melhores de cada fase serão premiadas e apenas uma de cada fase terá seu texto impresso num livro da cidade.Apesar da dificuldade dos alunos da EJA, foi satisfatório o resultado como um todo.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Nos primeiros dias de agosto retomamos as aulas de EJA que neste semestre estão em nova fase.
Nos dias 6, 7 e 8 de agosto fomos ao SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PASSA VINTE, cujo tema era "Empreendedorismo na Escola do Séc XXI: Desenvolvendo competências".
Todas as palestras foram excelentes, porém a que mais me encantou foi a de Serrano Freire -SEJA O PROFESSOR QUE VOCÊ GOSTARIA DE TER ,em segundo lugar a de Isabel Parolin - A aprendizagem no mundo delivery e o professor CELSO ANTUNES,que já é conhecido nosso dos quatro seminários.Os outros são bons, enfim aprendemos muito!!!!!!
*************Magda*********
Neste mês de agosto estou trabalhando com os provérbios.Fiquei encantada quando os encontrei no AA1.Analisamos muitos deles e finalizamos confeccionando um CARACOL CULTURAL .Organizamos as frases em tarjas, colamos no piso da quadra da escola.Intercalamos com palavras de ordem; por exemplo:-SIGA, PARE E PENSE, DISCUTA COM O COLEGA, PULE TRÊS CASAS e outros .No centro :ISSO É CULTURA!!!!!!!!!!!O povo sabe o que diz.(Tiago de Melo).Para os alunos que melhor analisaram oferecemos pirulitos sortidos que tinham pregados uma tirinha com um provérbio.Ficou muito divertido.
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
ESTILISTICA -TP5
Agora , conforme informei anteriormente minhas turmas terminaram a fase naquele semestre.Estou dando continuidade ao trabalho, só que com público novo.Estive com a tutora e preenchemos o questionário que
avalia o GESTAR. Estou começando a trabalhar o texto PALAVRAS fazendo a leitrura e analisando cada parte.Aproveitei para trabalhar significado e estrutura da palavra.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Ainda aproveitando as hitória em quadrinhos, vamos começar pela parte ENTRETENIMENTO.
-Escolher um tipo de tirinha
-Ler e interpretar
-Reescrever a história em texto narrativo
-anotar palavras desconhecidas e consultar dicionário
-Enumerar as diferenças e semelhança entre a tirinha do URBANO E ZIRALDO;
OFICINAS DA PALAVRA -Projeto HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
O QUE FAZER? -Pesquisar a origem, as las. revistas publicadas.
JUSTIFICATIVA:-Por ser uma leitura curta, colorida, divertida e de acordo com a idade 5a. série, sendo assim o leitor será atraído.
OBJETIVOS GERAIS:- O leitor, ao final do trabalho, estará lendo melhor, compreendendo o texto e se divertirá com as história que têm a ver com ele.
OBJETIVO ESPECIFICO-O leitor aprenderá a interpretar, melhorar a leitura e se habituar a consultar dicionário.
ONDE:- Na biblioteca da escola.
METODOLOGIA:- Através de estudo dirigido; promover hora da leitura, empréstimo de livro.
TEMPO;-4 a 5 aulas.
AVALIAÇÃO:-Recriar textos, recriar outros novos,ler para a turma , ascolher os 5 melhores.premiar.
ESTILISTICA -TP5
Estilística estuda o estilo das palavras, a escolha dos recursos expressivos capazes de produzir efeitos.
De acordo com calendário letivo da EJA , estamos fechando notas.O reinício será dia 10 de julho.
Estarei fazendo as atividades com a VII fase , que era VI até hoje.
Estou preparando o AVANÇAR NA PRÁTICA -Modo de fazer algo:
Organizei figuras de tipos de :esportes, tipos de músicas, tipos de histórias, tipos de instrumentos para mostrar-lhes o ESTILO de cada coisa.
Numa proxima aula faremos a leitura e interpretação do poema TREM DE FERRO de Manuel Bandeira.As atividades mostrarão o valor da significação e da sonoridade de um poema.
Seguindo noTP5 estarei organizando OFICINAS DA PALAVRA através de Projetos de curto prazo para melhor avaliar o aprendizado dos alunos.
A atividade : Definir palavra, a tonalidade de cada palavr4a o sentimento que cada uma delas desperta em você.
Vamos ler por partes para que os alunos possam copiá-las e em seguida ilustratremos .
Trabalhar os provérbios, observando o sentido e a sonoridade.
Em seguida veremos os Trava-línguas.
Fazer uma coleta de dados sobre as palavras nos trava-línguas.
Ilustrar e montar um mural.
Num outro momento , pesquisar frases de caminhão.
terça-feira, 23 de junho de 2009
AVANÇANDO NA PRÁTICA -ATIVIDADE 10
É essencial que se experimente todo e qualquer tipo de leitura, por isso levei jornais para que cada gurpo de três alunos .Procurar uma reportagem que fosse de seu interesse.É impressionante como eles sinalizam suas dificuldades !!Vários textos , de jornais diversos , mas o tema era quase sempre os mesmos:-FOME, EDUCAÇÃO, DROGAS PESADAS E VIOLÊNCIA INFANTIL .Fizemos a leitura da reportagem escolhida e em seguida propus umas questões a respeito de cada assunto.Ao final dos trabalhos eles teceram um texto dizendo: -"SE EU FOSSE O REDATOR DESSE JORNAL FALARIA SOBRE..."
Estamos programando para a próxima semana uma palestra sobre
um dos assuntos escolhidos.Temos pessoas na Secretaria de Saúde que se disponibilizaram.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
REGISTRO DA OFICINA 7 DO TP4
Temos vivido uma experiência inusitada!!!A adaptação ao EJA foi uma ótima ideia.Este trabalho torna a aula interativa, fazendo com que todos participem e se ajudem. As tarefas de casa já não são massacrantes como antes.Eles têem um certo estranhamento quando encomendamos material diversificado,diferente de tudo que faziam anteriormente.Posso dizer que o aprendizado tem hoje um novo enfoque.A diversidade de entendimento e atuação dos colegas, enriquecem ainda mais nosso trabalho.
ATIVIDADES 13,14 e15 -TP4
TEMA: -cidade
Fiz sensibilização com o nome da nossa cidade.QUATIS-O que temos aqui? Origem do nome quati e descreveram alguns locais da cidade.finalmente definimos o que é cidade com o conhecimento que temos.Em seguida procuramos no dicionário o significado real.
Na aula seguinte apresentei o poema CIDADEZINHA QUALQUER de Carlos Drumond de Andrade.
Iniciamos com várias hipóteses sobre o que estaria sendo abordado pelo escritor.
-qualquer uma, que conhece, que vive, que gostaria de ir, que a sua cidade fosse...
Distribuí o texto, lemos, interpretamos e abri um tempo para que eles manifestassem as impressões sobre o mesmo.
O aspecto mais impressionante do texto na visão dos alunos é ter palavras tão simples, falta de rimas, texto pequeno sem organização conforme concluíram.
-sem rima
-qualquer assunto
-falta de assunto
-igual todo dia
-a palavra qualquer
-a palvra besta como característica -pacata, monótona.
Na primeira estrofe palavras femininas, na segunda as masculinas.
MEU DEUS éinterjeição .
Daí fomos procurar outros poemas com o mesmo tema, e finalmente escrevemos sobre a cicace de nossos sonhos.
A proposta da leitura com eco foi sensacional!!!!Imagina adultos se verem lendo em coro como crianças, pois é, eles incorporaram....
quinta-feira, 4 de junho de 2009
1a. quinta-feira de junho
A maneira de encaminhar as atividades feitas por Ana Lígia nos facilita no aprendizado.O material é bom, apenas temos tido dificuldades na reprodução de cópias para tantos alunos.Sou ainda uma aprendiz de informática e isso me faz demorar mais para postar meus trabalhos.Aospoucos estou pegando o fio da meada.A proposta de trabalho é de muito aprendizado.Assistimos ao filme "NARRATIVAS DE JAVE´ e a apresentação dos Gêneros textuais num FLIP SHARP definiu de modo suscinto os estilos dos gêneros narrativos.magda fonseca.
INTERPRETANDO POEMAS -TP4
Na aula seguinte a maioria leu em voz alta.Muita dificuldade na leitura.Me aproximei de cada um para apoiar, com isso atingi meu objetivo pois adoraram seus poemas.Tanto que quiseram levar o livro para casa.Com isso aproveitei para pedir que separassem os poemas por tema.A aula transcorreu na maior normalidade com as diversas maneiras de manifestar a leitura, o aprendizado.
Nessa terceira aula eu trouxe o texto LIXO de Augusdto de Campos- oportunidade para abordar sobre o MEIO AMBIENTE já que estamos comemorando este dia.Fiz uma sensibilização com o anúncio S.O.S. MATA ATLÂNTICA -"Que animal deixou esta pegada?" E ao final da interpretação confeccionamos placas sobre conscienmtização ao uso sustentável do MEIO AMBIENTE.Então na aula seguinte trouxe o poema LIXO e os alunos confeccionaram poemas-concretos;Houve de tudo que se pode pensar!!!Uns ótimos ouros muito sem nexo.
TEXTOS:1-GUERREIRO MENINO-Gonzaguinha
2-Ócio & negócio- Revista Educação
3-O que é DESEMPREGO? Revista Exame
4- O homem tem direito ao lazer Revista EJA
5-Música de trabalho -Legião Urbana
6- Tirinha -URBANO, o aposentado
É uma turma de VII fase de EJA, , jovens e adultos com faixa de idade de 20 40 anos de idade.Alguns voltaram a estudar depois de muito anos.
Após apresentar, ler e interpretar todos os textos, os alunos foram percebendo as diferente modalidades de textos.Definiram trabalho, cada um com sua vivência.Foi um trabalho muito produtivo.Alguns, claro, ainda pensam que trabalho doméstico nçao é trabalho, pois é sua obrigação em casa e não é remunerado.Ao mesmo tempo que pensam que lavar, passar, varrer são trabalhos se feitos em casa de outrem e com remuneraçaõ.Há discriminação quanto ao tipo de rabalho, por exemplo, COVEIRO, COLETOR DE LIXO,.questionam os diversos salários dos pedreiros, marceneiros, garçons.Enfim, principalmente funçoes que mulheres exercem de igual para igual apenas na ação, mas na hora do salário que diferença?!
Acharam interessante saber que há assistentes sociaissó para cuidar do lazer dos funcionários.A palavra ócio, pouco conhecida. o texto trouxe informações e na oportunidade abordei o livro O ÓCIO CRIATIVO de Domenico Di Masi.Trouxe à tona a vida de ilustre dos séculos passados "à toa" era o que pensavam deles, porém trabalhavam apenas com a mente.
Certamente esses alunos agora têm uma nova visão sobre trabalho.No mural colocaram as mais diversas profissões .Fizeram questão de colocar todas as raças e funções de todos os níveis.Ao final dessa tarefa percebi que qualquer leitura , que seja fornecida aos alunos é preciso ser guiada e acompanhada devido à dificuldade de leitura e interpretação.depois que compreendem curtem muito!
DESCRIÇÃO :-Essa mesma turma fez um trabalho oral, a princípio, com as figuras apresentadas.Eram de paisagens , pessoas trabalhando em algo, frutas.Pedi que fossem enumerando palavras ou expressões sobre o que viam.Mostrei que era tudo estático, que descrever é falas sobre o que se vê, não tem ação.Daí em diante forma compreendendo que deveriam observar bem e explorar ao máximo o desenho apresentado.
Nas duas aulas seguintes fomos organizar as frases formando um texto com concordância e coerência.A dificuldade de escrita é grande, mas vejo que através de tanta leitura eles estão se desenvolvendo melhor.Estou gostando desse método de desenvolver os trabalhos.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Formação
Faculdade de Filosofia ciências e Letras de Barra Mansa
SOBEU (Sociedade Barra-mansense de Ensino)
Habilitação Português /Literatura – 1997
Atuação no ano de 2008
Aulas de reforço Português/Redação
ONG Sementes do Amanhã
Parceria PMQ
Especializações
2008
Curso de extensão “História da Cultura Africana e Afro-Brasileira (100 h/aula)
6ª Conferência Municipal de Educação de Quatis com o tema: “Práticas educativas: Interfaces Sociais” (8h/aula)
3º Seminário de Educação “Gestão do Conhecimento (40h/aula) Prefeitura Municipal de Passa Vinte.
Relações Interpessoais e Práticas educativas na escola – Escola SESI Barra Mansa.
Educação para o Pensar: Filosofia com crianças, adolescentes e jovens - – Escola SESI Barra Mansa.
Uma Escola Investigativa - – Escola SESI Barra Mansa.
Curso de extensão CUGB (Centro Universitário Geraldo De Biasi) Volta redonda
Legislação e objetivos do ensino de língua Portuguesa.
Curso Básico de Informática – Windows Vista
Olimpíada de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) Prefeitura Municipal de Quatis
2007
1º Fórum de Cultura, de Turismo e de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis (8h)
1º Fórum Municipal de Cultura de Porto Real. (8h)
2º Seminário de Educação “A relação entre os Saberes e o Ensino Aprendizagem – Prefeitura Municipal de Passa Vinte (40h/aula)
2004
7º Encontro Estadual do PROLER – Pólo Sul fluminense – Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (8h)
2003
Curso de Formação de alfabetizadores do programa BB EDUCAR
Trabalho Voluntário de alfabetização BB EDUCAR ( AG/2003/04)
4ª Conferência Municipal de Educação de Quatis “ A Escola Ideal” (8h)
7ª Olimpíada de Astronomia (120h)
2002
Oficina de Projetos – Fundação Porto Real (8h)
2º Seminário “Desafios da Educação no Mundo Globalizado” (16h)
2001
Projeto Escola de Verão – Prefeitura Municipal de Volta Redonda – Ensino Fundamental (Janeiro)
Curso de Civilização Francesa – Prefeitura Municipal de Porto Real/ Francês e Teatro (30h) – Trabalho Voluntário
domingo, 17 de maio de 2009
Avançando na prática - tRABALHO
Considero que os trabalhos em sala estão caminhando de modo adequado à nossa estrutura.São distribuídas cópias por gupo porque na escola não temos xerox .Outro problema que estpou enfrentando é com a tecnologia.Sou apenas uma iniciante, enfrento problemas com as tecnologias da educação.
aturma tem alunos com mais de 25 anos e outros jovens que voltaram a estudar depois de muitos anos
O tema favorecia a maioria ,pois vivem essa realidade.Ao final dessa tarefa percebi que qualquer leitura, que for fornecida a esses alunos deverá ser guiada e acompanhada em conjunto para ganhar sentido.A dificuldade de leitura é tanta que mesmo em grupo o trabalho emperra em certo ponto, quando abordam o professor ou é finalizado de qualquer modo.